Desenvolvimento Positivo através do Desporto

15/11/2010

Nesta aula, o Professor Jeremy Yeats partilhou connosco as suas experiências e vivências enquanto Professor nos Estados Unidos da América, dando-nos conta do seu percurso académico, extremamente plural e diversificado, diga-se. Abordando a também a dimensão da pessoalidade, subjacente ao acto de ensino e à função docente.

É necessário saber ser para ensinar a ser

O Professor começou a sua intervenção partilhando a utilidade que a música pode ter, no sentido de encurtar distâncias e promover um ambiente favorável às aprendizagens que poderão ou irão, de facto, ocorrer.

Num primeiro momento referiu-se ao local onde se licenciou, sendo este o Havai (Hilo), tendo posteriormente realizado o mestrado no Colorado (UCD), estando actualmente a efectuar o doutoramento.

As suas áreas de interesse abrangem o movimento e de que forma este pode ser um instrumento fulcral no desenvolvimento holístico da criança, rejeitou a ideia, veiculada em tempos, de que a Educação Física tinha apenas a seguinte premissa: “busy, happy, good”, ou seja, a ocupação inerente a uma actividade que provoque sensações de prazer, por si só não é suficiente. É necessário contrair esta tendência e dar sentido, uma intencionalidade clara ao processo ensino-aprendizagem.

O Professor Jeremy Yeats enquanto docente e durante o seu percurso académico adoptou o Modelo de Educação Desportiva, dando importância à “Educação Física” numa perspectiva holística, ou seja, perspectiva-se o desenvolvimento integral do indivíduo.

Não se trata somente de educar o físico, trata-se de muito mais do que isso

 

A prelecção do Professor Jeremy Yeats enfatizou a importância que a Educação Física e o docente têm para um desenvolvimento harmonioso do indivíduo e o seu valor, implícito e explícito, nesta área.

A pessoalidade é algo subjacente à prática docente

Como damos importância a essa mesma, passa por estratégias delineadas pelo professor, contudo deve estar patente esta dimensão

 18/11/2010

Actividade Física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso.

(Caspersen, 1985)

Como prólogo foi discutida, num primeiro momento, a prelecção do Professor Jeremy Yeats, tendo sido referidas as características e especificidades do ensino nos Estados Unidos, como por exemplo o facto de a Educação Física ser opcional no equivalente ao decimo segundo ano, e no primeiro ciclo ser promovida a pratica de trinta minutos de actividade física na forma informal.  Estando o trabalho de pares presente, sendo usadas estratégias para avalizar o factor comunicacional na prática, como por exemplo a colocação de gravadores nos braços dos alunos.

Subsequentemente abordou-se a definição de desporto. A actividade física pode ser encarada como um grande “guarda-chuva”, abrangendo um sem número de actividades do quotidiano, entre outras, similares. Por outro lado, o desporto é algo holístico, incorporando a vertente de lazer, recreação e competição, por exemplo. Sendo a prática realizada, com vários intuitos: competitivos, sociais, ocupacionais, entre outros.

A presença de uma cultura desportiva própria e um conjunto de referenciais axiológicos apresentam-se como inerências. Posto isto, o professor deve estimular, não só hábitos desportivos saudáveis, mas concomitantemente promover práticas (estilos de vida) de salutar, sendo a ausência do tabaco e do álcool, premissas subjacentes.

Praticar desporto por si só, não é sinónimo de um estilo de vida saudável

Mas que método de ensino para trabalhar esta promoção?

Deve sem dúvida ser preconizada uma concepção holística do indivíduo aquando da estruturação do processo ensino-aprendizagem quer a curto, médio e longo prazo.

Construção de Homem invisível pela qual o professor é responsável

Logo:

O desporto pode ser abordado como uma prática que visa a melhoria das capacidades físicas e mentais e fomenta as relações sociais (Conselho da Europa)

Carácter eminentemente holístico implícito

25/11/2010

Desenvolvimento Positivo e a Aplicabilidade Prática Subjacente

Desporto, Saúde e Estilos de Vida

A Educação Física é muito para além de questões meramente físicas, trabalham-se muitas outras

A sociedade contemporânea pressupõe adolescentes diferentes, logo esta conjuntura que é dinâmica, condiciona o trabalho que o docente irá desenvolver. O desporto, associado a determinado tipo de comportamentos de carácter positivo ou negativo, produz efeitos que só se reflectem a médio e a longo prazo.

Variáveis inerentes:

Caixa Preta da Divisão Tripartida Associada a esta Problemática

- Alimentação

- Tabaco

- Álcool

 

O desporto apresenta um potencial enorme enquanto promotor e protector de saúde. O docente por vezes focaliza-se em demasia no programa, este deve ser tido em conta mas com a nossa impressão digital.

A forma como se abordam as questões é determinante

O como?

Desporto e desenvolvimento positivo dos jovens

 

Este pode ser incorporado em qualquer área temática, qualquer idade e até no próprio treino. É basal o querer fazer.

Níveis de responsabilidade pessoal e social:

1)    Respeito, auto-controlo

2)    Participação: pretende-se mais do que alunos empenhados alunos envolvidos no processo

3)    Autonomia/Auto-responsabilidade: autonomia na tomada de decisão

4)    Atenção para com os outros

5)    Aplicação fora da Educação Física

Para esta responsabilização, por exemplo no contexto de aula, incluir pausas para reflexão, a denominada auto-avaliação intermédia, tendo por base, um conjunto de objectivos. A reflexão é encarada como um processo natural, esta também se treina. Torna-se premente também envolver os jovens no planeamento e execução dos programas. Surgindo como exemplo desta operacionalização a Escola da Ponte. Uma importante característica do professor contemporâneo é apresentar o seguinte entendimento:

As escolas não são ilhas separadas da sociedade

Existem conexões

29/11/2010

E amanhã não seremos o que fomos, nem o que somos

Ovídio

 

Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer

Dwight David Eisenhower

 

Existe sem dúvida uma relação forte entre a mudança de comportamento e o desenvolvimento positivo através do desporto. Posto isto, na prática pedagógica o docente deve envolver os educandos na estruturação das regras e promover o treino de resolução de conflitos pelos mesmos, preconizando a autonomização e a formação inter-pares. Esta conduta forma Homens mais “completos” (líderes, abordagem veiculada por Tom Martinek) e sobretudo mais preparados para a vida em sociedade.

Os aspectos inerentes aos diversos níveis de responsabilidade pessoal e social, subjacentes e constantes da literatura de referência, são os seguintes: significado; contextualização; potenciação; formação integral; optimização.

Questões de operacionalização

 

Implica:

1)    Tomada de decisão

2)    Estrutura das sessões

3)    Conversa prévia

4)    Comunicação

5)    Exposição dos objectivos

6)    Reflexão

 

Esta operacionalização implica treino

 

Torna-se importante abrir canais de comunicação

 

A metodologia de projecto apresenta-se como um instrumento válido, pois permite:

1)    Diagnóstico participado: recolher o maior número de dados possível e envolver alunos no mesmo

2)    Análise dos problemas/ necessidades diagnosticadas: conjunto de dados recolhidos tendo por base problemas e necessidades

3)    Como estes se manifestam: causas internas e externas

4)    Delinear pontos de intervenção, não esquecendo as potencialidades dos grupos afectados.

 

Nesta nota, a proporção de estudos sobre potencialidades é de 15:1 (havendo unicamente um estudo sobre potencialidades). Estando recentemente a surgir maior numero de estudos.

 

 

 

Operacionalização no plano concreto

 

Estratificar:

1)    Estabelecer critérios, classificar os problemas

2)    De acordo com: gravidade, dimensão, recursos e “custos”

3)    Enunciar objectivos específicos

Em suma:

Definir:

- Meta específica, quantificável, balizada no tempo e realista

- Estabelecer plano de actividades

- Avaliar

Num momento final, deixaram algumas notas soltas para o trabalho de grupo a ser realizado no futuro, consistindo este:

- Em organizar um plano de aula

- Simulando uma situação concreta, um problema

- Estipulando a resolução desse de acordo com os princípios previamente mencionados

02/12/2010

O modelo salutogénico de Antonovsky é um modelo alternativo ao modelo tradicionalista ou patogénico. Ao contrário do modelo patogénico (baseado na busca dos factores que conduzem à doença), o modelo salutogénico, procura os elementos que conduzem o indivíduo a manter-se com saúde, independentemente dos elementos desfavoráveis do meio físico e social

 

 (Heimam, 2004 adaptado de Ferreira, Mónica, 2007)

 

Num primeiro foi abordado o modelo salutogénico e patogénico de Aaron Antonovsky (1923-1994), fazendo o paralelismo entre a definição conceptual destes e a relação entre o nadador (Homem) e o rio. A orientação patogénica olha para “as perigosidades do rio” (postura activa), enquanto a orientação salutogénica coloca o ónus na nossa capacidade como “nadadores” (postura proactiva). A abordagem salutogénica conjuga as seguintes três variáveis: 1) capacidade para interpretar a realidade; 2) capacidade para identificar os recursos a mobilizar face à realidade; 3) empenhamento na utilização desses recursos. Respectivamente:

1)    Trata-se de conhecer a realidade, ou seja, o que está em causa

2)    Como proceder, como responder

3)    Acção propriamente dita, a “hora da verdade”

Fazendo o paralelismo para a conjuntura inerente

1)    Importância da prática desportiva e de ser mais activo

2)    Sistematização dessa prática, conjunto de intenções

3)    Acção, passos a dar para atingir objectivos (que devem ser claros)

Este instrumento nas mãos do professor pressupõe um trabalho a longo prazo, remetendo-nos para o “trabalho invisível” (ponta encoberta do iceberg) mencionado em reflexões anteriores. Contudo pode ser extremamente útil, no sentido de alterar o estilo de vida de cada um dos educandos.

O modelo transteórico preconizado por Prochaska & DiClemente (1992) elaborado inicialmente para o tabagismo, e aplicado posteriormente ao desporto, define claramente os pontos onde a intervenção deve incidir. Este encontra-se descrito em pormenor em anexo. Infere sobre a seguinte normativa, entre outras:

Accionar pequenas grandes mudanças

Exemplo prático de uma alteração do estilo de vida: utilizar as escadas em vez do elevador (uso do pedómetro).

Num segundo momento da aula foi delineado o mote para o trabalho de grupo a ser realizado até dia dezasseis de Dezembro, consistindo este no seguinte:

1)    Realizar um emblema representativo do nosso grupo

2)    Escolher uma das características do professor, definido e aprofundando a mesma

3)    Delinear uma actividade prática (aula ou treino para entre quinze a vinte educandos) que promova as relações intra e interpessoais, e que respeite os pressupostos que foram abordados neste módulo, ou seja incluindo as seguintes premissas: abrir canais de comunicação e promover o desenvolvimento positivo através do desporto.