Programa de Educação Física elaborado pelo Professor Alexandre Salomão, autor do Manual do Professor, encomendado pelo Governo do Paraná (localidade no Sul do Brasil).
Reflexão, fazendo o Paralelismo para a Psicologia da Educação
O professor na sua prática pedagógica deve ter em mente que a verdade é momentânea e que a procura ascética é indispensável à profissão, sendo estes aspectos alguns dos empreendimentos da docência.
O Manual do Professor Alexandre Salomão plasma um conjunto de linhas gerais elencadas, mapeando o caminho a percorrer com as descidas e subidas não contempladas, estas são a base e o desafio da actividade exercida pelo professor, tendo que se atender à especificidade do contexto.
Na concepção deste Manual estão vincadas influências do pensamento de Marx. A partir da década de oitenta, a Educação Física apresenta uma função de relevo na sociedade (sociedade contraditória), mesmo tendo em consideração os problemas sociais vividos e observando-se a exploração dos trabalhadores naquele momento histórico. Deve-se explorar essas contradições sociais, no seio da formação de professores.
O manual foi elaborado fazendo uma selecção de professores da rede pública, abordando estes as problemáticas inerentes à pratica pedagógica.
E quem melhor do que eles
Os constructos foram elaborados tendo como base, os conteúdos estruturantes da Educação Física no Brasil, sendo estes os seguintes: ginástica, desportos colectivos, jogo, lutas e dança, e de que forma estes podem ser abordados no contexto de aula.
Este manual apresenta pressupostos teóricos e sugestões para abordar os conteúdos programáticos.
Defende que a abordagem aos fenómenos da Educação Física deve ser multidisciplinar e interdisciplinar (normativas conceptuais discutíveis). O modelo subjacente a esta análise assenta nos seguintes aspectos: de ordem filosófica e ética; aspectos biológicos (anatomia, fisiologia, cinesiologia); de ordem sociológica (politica, economia); conteúdo; jogo; arte.
Infere-se na forma como a expressão teórica pode ser vislumbrada no movimento do jogo, transpondo esta para uma prática corporal. Sintetiza pormenorizadamente o conjunto de conhecimentos a serem transmitidos que incorporam estes moldes, mas em contextos múltiplos. O quadro conjuntural social influencia o fenómeno desportivo, esta é uma afirmação que não gera discussão.
Assume-se, então, que tão importante como aprender a técnica (o saber jogar) é a inserção social (“comunicar”), o factor social está bem presente no fenómeno desportivo, o Professor de Educação Física deve reflectir estas questões (mas não só).
Após este prólogo, iremos inferir sobre o conceito de etnografia e suas inerências. A etnografia (associada à docência de Educação Física e Desporto) remete-nos para o estudo da cultura na sua especificidade, utilizam-se instrumentos de apreensão dessa mesma como: a entrevista, observação e a análise documental, contemplam-se contradições e problemáticas que se podem observar. O relato implica análise e reflexão (abordagem conceptual utilizada na elaboração do manual), aborda-se a especificidade que a própria análise etnográfica pressupõe, implica tempo e envolvimento do pesquisador no processo.
Em suma, o Professor de Educação Física e Desporto deverá construir o seu relato, e reflectir sobre a sua prática pedagógica.
Este é um pressuposto basal para ler o aluno numa óptica colectiva
O docente, neste contexto exerce o papel de etnógrafo, ou seja, evoca ramificações psicológicas para poder interpelar o discente.