Prólogo
Aula nº1 20/09/2010
Hora: 11:30
Síntese da Aula:
Apresentação geral e especifica da disciplina, abordando vários aspectos inerentes à funcionalidade da mesma.
Delineação de dois tópicos que irão incorporar a vertente prática da disciplina (trabalho de grupo voltado para a estruturação de regras essenciais ao bom funcionamento da aula, e elaboração de um modelo de intervenção, tendo como base a peça que foi apresentada na aula inerente à promoção de desporto), inter-relacionada com elementos como a pesquisa, a reflexão critica, a criatividade substanciada e o poder de síntese e análise.
Relativamente às regras para o bom funcionamento da dinâmica de aula (direitos e deveres do discente) foi delineada como tarefa uma abordagem grupal a esta temática, baseada na elaboração, grupo a grupo, de um manancial qualitativamente favorável de regras que se adequariam ao contexto de aula, tendo em conta as próprias especificidades da conjuntura em causa (auditório).
Observação de uma peça de teatro, tendo como tema: a sexualidade, inerente ao Teatro do Oprimido (de Augusto Boal). Tendo como premissa, que a partir desta, se elaborarem reflexões individuais (neste momento) e em grupo (em momentos futuros) acerca de possíveis modelos de intervenção associados à promoção de desporto junto de uma camada populacional jovem (sendo o público alvo: um público jovem). Este momento foi proporcionado aos discentes, no sentido de servir de catalisador ao processo de criação de um projecto similar (ou não, normativas como criatividade e proactividade estão bem presentes no processo de estruturação), englobando estes moldes, mas voltado para a promoção da prática de desporto para jovens (público-alvo). A mensagem a passar assenta na seguinte normativa: realçar na sociedade contemporânea a importância vital de ser mais activo.
Síntese Reflexiva:
No decorrer desta primeira aula foi possível absorver e depreender em termos gerais e específicos, as competências transversais que se pretende adquirir com esta disciplina. O modelo de intervenção inerente a um dos trabalhos de grupo (modelo de sustentação: teatro do oprimido de Augusto Boal) suscita a procura de informação no sentido de perceber o espectro de aplicabilidade deste modelo de intervenção e suas origens/génese. Neste sentido, podemos resumir o enquadramento deste modelo de intervenção no ramo da Educação Física e Desporto com esta afirmação da autoria de Augusto Boal: "... o teatro pode ser uma arma de libertação, de transformação social e educativa". (Boal, A., 1980). Sendo este modelo de intervenção bastante importante no papel proactivo (pedagógico) e de consciencialização, que o docente deve ter na dinâmica escolar.