14/10/2010
Síntese da Aula/ Síntese reflexiva:
Esta aula decorreu no pavilhão de rítmica, preparando o visionamento do filme agendado para segunda-feira. Foi-nos proposto num primeiro momento, que reunisse-mos em grupo e estruturasse-mos as ideias essências plasmadas na Psicologia de Desenvolvimento (Piaget) que irão nortear o visionamento do filme. Iremos então, sucintamente, enfatizar as principais que desta reunião e partilha, advieram:
1) A vida é adaptação às condições mutáveis do meio.
2) A assimilação é a absorção de elementos, conhecimentos, devido à pressão do meio, desequilibrios no meio levam à assimilação.
3) A acomodação envolve a acomodação destes elementos no factor experiência
4) A equilibração define o final daquela assimilação e daquela acomodação, fase conclusiva da dualidade: assimilação – acomodação, pressupõe adaptação. Ponte entre a assimilação e acomodação, resultando numa adaptação/equilíbrio.
5) A inteligência advém da interacção, da prática, da realidade.
6) Continuidade do biológico para o psicológico.
7) Encadeamento dos desenvolvimentos anteriores até ao estádio de desenvlvimento final
Após esta delineação inicial, procedemos à estruturação do nosso trabalho de síntese das ideias plasmadas na teoria de Piaget. A estrutura acordada para esta síntese, foi a seguinte:
1) Introdução à Psicologia do Desenvolvimento
2) Esquemas e Estruturas
3) Assimilação, Acomodação e Equilibração
3.1) Definições Conceptuais
3.2) Factores de Influência
3.3) Exemplos práticos
Após esta fase um porta-voz de cada grupo, abordou os pontos-chave e o cerne da discussao tida em grupo, assim como, o que norteou a mesma.
Síntese das ideias plasmadas nas diversas intervenções, pontos chave:
- Behaviorismo – resposta específica e resposta implícita; condiciomento; reforço
- Skinner – relação acção/efeito; estimulo positivo fortalece e estimulo negativo remove;
- Psicologia do Desenvolvimento – individualidade do sujeito; Piaget – sujeito; Vygosky – interacção.
- Vygosky – mediadores; zona de desenvolvimento (real/potencial); apropriação
- Personalidade – meio inerente e ajustamentos subjacentes a este; caracter; oportunidade conjunturais; 4/5 anos personalidade formada (em oposição a Piaget)
- Psicologia da Aprendizagem – relevância para as condições ambientais numa relação estimulo-resposta; aprendizagem é basal;
- Psicologia Social – a partir da prática constroi o mundo interno; consciências; identidade como processo inacabado.
Num momento final, o Professor Paulo Castelar deu algumas pistas acerca do filme. Abordando este, as problemáticas sociais num contexto particular, concomitantemente sendo de caracter critico relativamente a uma determinada ramificação inerente à conjuntura social em causa.