11/10/2010
Síntese da Aula/ Síntese reflexiva:
“De médico e doido todos nós temos um pouco”
(ditado popular),
Mas de psicólogo também!
Esta aula teve como premissa dar continuidade à temática abordada na aula anterior, esta decorreu no pavilhão de rítmica, e teve como objectivo preparar o olhar crítico que se deverá estar presente aquando do visionamento do filme. Foi estabelecido que em finais de Outubro, se iria analisar de que forma os discentes estavam a resolver a questão do portfolio.
Após esta fase introdutória onde se delineou o programa a ser cumprido nesta e em aulas futuras, o Professor Paulo Castelar iniciou a sua intervenção. Abordando o ditado popular, acima mencionado, e o comentário subjacente podemos afirmar que, por exemplo o senso comum encontra diversas justificativas para a violação como: sentimento de poder; influências do meio; lidar mal com a rejeição; ou problemas psicológicos, ou seja, este encontra diversas explicações para determinado fenómeno, mas destes aspectos afinal o que pertence à psicologia? Podemos dizer, que de facto existem tantos factos como explicações para esses factos (Fernando Pessoa). O conhecimento científico procura dar uma compreensão mais próxima da realidade do fenómeno, sendo constantemente posto à prova. Não é possível deter a verdade absoluta do fenómeno, contudo várias perspectivas científicas surgem, estas pressupõem várias teorias. Fazendo o paralelismo para o senso comum, este afirma mas não necessita de prova e não sujeito à mesma, sendo este um aspecto distintivo.
Num segundo momento foi descrito o conceito de inconsciente, segundo Freud, tendo-se referido a teoria do iceberg, sendo o inconsciente regido pelo princípio do prazer. Estando o recalcamento vivencial, que permanece no inconsciente, e o conceito de super ego presentes. Por outro lado, o Behaviorismo só se dedica ao que pode ser mensurável, à relação directa estímulo/resposta, ou seja, alguma coisa acontece que originou a incidência em causa, não existe inconsciente. A Psicologia Social adopta uma noção de inconsciente, diferente da interpretação Freudiana. Esta afirma que existe uma apropriação, derivada das interacções sociais, por parte do indivíduo, ou seja, por exemplo perante um assalto se a pré-programação do indivíduo é para não reagir, aquando do acontecimento pode acontecer exactamente o oposto, o indivíduo reage contrapondo os seus próprios pressupostos teóricos. As apropriações não são conscientes, o indivíduo está em constante contacto com diversas ideias, sendo bombardeado diariamente com estas, logo as apropriações inerentes são inconscientes. O inconsciente faz parte da nossa identidade, este associa-se a um conjunto de elementos que habitam no nosso conjunto de ideias. É importante avalizar a clareza da relevância do inconsciente e sua forte influência nas vivencias do indivíduo, um exemplo prático é a perpetuação das relações de dominância homem/mulher. Noutra nota, Vygotsky define, que existe um processo de mediação e aspectos mediadores no que, à relação entre o sujeito e apropriações inerentes, diz respeito.
Em suma, num momento final, foram delineadas diversas tarefas que irão nortear a intervenção dos discentes nas próximas semanas. Estas estratificam-se da seguinte maneira:
1) A próxima aula, a decorrer no pavilhão de rítmica, irá implicar um reunião do grupo, no sentido de debater, e sintetizar os aspectos mais importantes da teoria de Jean Piaget (Psicologia do Desenvolvimento), que se tornam determinantes para o visionamento do filme e para a realização da reflexão crítica subjacente. Deste processo, deve resultar uma síntese das ideias plasmadas na teoria, que se apresentam, como de extrema relevância.
2) Na aula seguinte, os objectivos passaram: por visionar o filme; e reunir em grupo para elaborar uma reflexão critica sobre o filme, tendo como base a teoria subjacente.
3) Num terceiro momento, irá realizar-se um debate entre as diversas teorias, no sentido de enfatizar o confronto de ideias e a discussão substanciada, possibilitando a apresentação de múltiplas perspectivas, assim como, de diferentes olhares, por espectros distintos, que pressupõe pressupostos também contrários (em determinados casos esse caracter distintivo será menos evidente, estando contudo presente).
4) Posteriormente, será feita uma síntese das ideias e reflexões concretizadas no debate.
5) Numa fase final, será estruturada uma aula partindo da teoria em questão e dos conteúdos mencionados no Manual de Educação Física abordado pelo professor Salomão.
Ao nosso grupo foi dada a indicação, de que seria mais pertinente e favorável aos nossos intuitos, dar enfoque ao trinómio, inerente à teoria de Jean Piaget, assimilação, acomodação e respectivo equilíbrio.
Foi também aferido, junto do professor Nuno Corte Real, se seria viável a realização de entrevistas sobre problemáticas debatidas na aula, no sentido de as incluir no portfolio a ser elaborado. Esta possibilidade foi aceite e apresentou-se como algo de caracter complementar, com o objectivo de primar pela complementaridade na reflexão, assim como, na aquisição.