04/10/2010
Hora: 11:30
Síntese da Aula/ Síntese reflexiva:
No seguimento da aula anterior foram apresentadas as restantes peças teatrais, com os respectivos títulos: o menino gordo e o menino magro (história número dez); faz as suas escolhas (história número onze); qual das três melhores (história numero doze); debate na aula (história número treze). Tendo presente, a reflexão feita na aula anterior as apresentações teatrais centraram-se na figura do obeso. Os projectos focaram-se maioritariamente nesta premissa. As diversas histórias patentearam contudo, algumas variantes na abordagem tais como: a abordagem desta problemática no contexto de aula (história número treze); a interpelação noutro prisma da prescrição de exercício física acompanhado ou desacompanhado (história numero doze); negação total da vida desportiva e prática desportiva de risco (história número onze); finalmente, ambiguidade do conceito de ter saúde, inter-relacionado com práticas desportivas não uniformes, sem continuidade ou a ausência delas (história número onze). Este modelo (teatro-debate) proveniente de França, implementado em Portugal há sensivelmente oito anos, tem subjacente a ideia de criar a dúvida e de evitar o óbvio. Com este tipo de trabalho pretende-se envolver o ouvinte e promover a reflexão e a atitude reflexiva, o aspecto comunicativo inerente é de grande importância. Tendo em conta, a especificidade do contexto (mestrado) o grande objectivo delineado e dado como totalmente cumprido foi apostar nas relações inter-pessoais e estimular a interacção de todos os elementos, sendo o aspecto comunicativo concomitantemente trabalhado, aspecto de extrema importância para a acção docente. A ideologia de obrigatoriedade (o deves fazer), neste tipo de iniciativas com objectivos similares está posta de parte, pois não é viável, torna-se sim central provocar a reflexão. O professor desempenha neste tipo de conjuntura (promoção de actividade física e hábitos saudáveis) um papel primordial, é importante potenciar o diálogo e adoptar uma postura de salutar para o professor evidenciar um papel activo e proactivo nesta promoção da actividade física e comportamentos favoráveis inerentes à saúde.
Num segundo momento, o professor Paulo Castelar adjudicou como tarefas para a aula de quinta-feira: a leitura de alguns textos onde estavam presente as três teorias seguintes: teoria cognitiva (Piaget, J.); behaviorismo; psicologia sócio-histórica. Na aula a decorrer na quinta-feira, irão ser formados grupos de acordo a teoria predilecta de cada discente e irá ser visionado um filme, que deve ser interpretado de acordo com a mesma.
Após esta atribuição de tarefas, o Professor Paulo Castelar abordou a definição do conceito de etnografia (que foi pesquisado pelos alunos, estabelecido como tarefa para casa na aula anterior) e a sua associação com a docência, mais concretamente, na área de Educação Física e Desporto. Seguiu-se a abordagem, a esta dualidade, do Professor Salomão, autor do Manual do professor, encomendado pelo governo do Paraná (localidade no Sul do Brasil).
Nesta fase, a asserções e a reflexão terá uma perspectiva de contextualidade singular (tendo em conta a especificidade do contexto) com uma aplicabilidade porventura, a nível geral (paralelismo hipotético na reflexão). Na concepção deste manual estão vincadas influências do pensamento de Marx, tradição voltada para a medicina. A partir da década de oitenta, a educação física apresenta uma função vincada na sociedade (sociedade contraditória), tendo problemas sociais e observando-se a exploração dos trabalhadores. Deve-se explorar essas contradições sociais, no seio da formação de professores. O manual foi elaborado fazendo uma selecção de professores da rede publica, abordando estes as problemáticas inerentes à pratica pedagógica (e quem melhor do que eles). As análises foram construídas tendo como base os conteúdos estruturantes da Educação Física no Brasil, os autores abordaram os conteúdos, sendo estes os seguintes: ginástica, desportos colectivos, jogo, lutas e dança, e de que forma estes podem ser abordados na aula. Este manual apresenta pressupostos teóricos e sugestões para abordar os conteúdos programáticos. A abordagem aos fenómenos da educação física deve ser multidisciplinar e interdisciplinar (normativas conceptuais discutíveis). O modelo subjacente a esta análise assenta nos seguintes aspectos: de ordem filosófica e ética; aspectos biológicos (anatomia, fisiologia, cinesiologia); de ordem sociológica (politica, economia); conteúdo; jogo; arte. Infere-se na forma como a expressão teórica pode ser vislumbrada no movimento do jogo, transpondo esta para uma prática corporal. Sintetiza pormenorizadamente o conjunto de conhecimentos a serem transmitidos que incorporam estes moldes, mas contextos múltiplos. O quadro conjuntural social influencia o fenómeno desportivo. Assume-se que tão importante como aprender a técnica (o saber jogar) é a inserção social (“comunicar”), o factor social está bem presente no fenómeno desportivo, o professor de educação física deve reflectir estas questões (mas não só).
Após este prólogo, iremos inferir sobre o conceito de etnografia e suas inerências. A etnografia (associada à docência de Educação Física e Desporto) remete-nos para o estuda da cultura na sua especificidade, utilizam-se instrumentos de apreensão dessa mesma como: a entrevista, observação e a análise documental, contemplam-se contradições e problemáticas que se podem observar. O relato implica análise e reflexão (abordagem conceptual utilizada na elaboração na elaboração do manual), infere na especificidade que a análise etnográfica pressupõe, implica tempo e envolvimento do pesquisador no processo.
Em suma, o professor de Educação Física e Desporto deverá construir o relato, e reflectir sobre a sua prática pedagógica. O aluno faz a sua própria construção e expressa os limites da abordagem dentro da escola. O docente, neste contexto exerce o papel de etnógrafo. Numa próxima etapa, seria relevante abordar como o professor procura aplicar estas guidelines na prática pedagógica. Torna-se premente para o professor a leitura deste livro e uma reflexão voltada para a acção reflexiva.
Nota também para o Dia Mundial do Professor, dia 5 de Outubro.