02/12/2010

 

Síntese da Aula/Síntese Reflexiva:

O modelo salutogénico de Antonovsky é um modelo alternativo ao modelo tradicionalista ou patogénico. Ao contrário do modelo patogénico (baseado na busca dos factores que conduzem à doença), o modelo salutogénico, procura os elementos que conduzem o indivíduo a manter-se com saúde, independentemente dos elementos desfavoráveis do meio físico e social

 

 (Heimam, 2004 adaptado de Ferreira, Mónica, 2007)

 

Num primeiro foi abordado o modelo salutogénico e patogénico de Aaron Antonovsky (1923-1994), fazendo o paralelismo entre a definição conceptual destes e a relação entre o nadador (Homem) e o rio. A orientação patogénica olha para “as perigosidades do rio” (postura activa), enquanto a orientação salutogénica coloca o ónus na nossa capacidade como “nadadores” (postura proactiva). A abordagem salutogénica conjuga as seguintes três variáveis: 1) capacidade para interpretar a realidade; 2) capacidade para identificar os recursos a mobilizar face à realidade; 3) empenhamento na utilização desses recursos. Respectivamente:

1)    Trata-se de conhecer a realidade, ou seja, o que está em causa

2)    Como proceder, como responder

3)    Acção propriamente dita, a “hora da verdade”

Fazendo o paralelismo para a conjuntura inerente

1)    Importância da prática desportiva e de ser mais activo

2)    Sistematização dessa prática, conjunto de intenções

3)    Acção, passos a dar para atingir objectivos (que devem ser claros)

Este instrumento nas mãos do professor pressupõe um trabalho a longo prazo, remetendo-nos para o “trabalho invisível” (ponta encoberta do iceberg) mencionado em reflexões anteriores. Contudo pode ser extremamente útil, no sentido de alterar o estilo de vida de cada um dos educandos.

O modelo transteórico preconizado por Prochaska & DiClemente (1992) elaborado inicialmente para o tabagismo, e aplicado posteriormente ao desporto, define claramente os pontos onde a intervenção deve incidir. Este encontra-se descrito em pormenor em anexo. Infere sobre a seguinte normativa, entre outras:

Accionar pequenas grandes mudanças

Exemplo prático de uma alteração do estilo de vida: utilizar as escadas em vez do elevador (uso do pedómetro).

Num segundo momento da aula foi delineado o mote para o trabalho de grupo a ser realizado até dia dezasseis de Dezembro, consistindo este no seguinte:

1)    Realizar um emblema representativo do nosso grupo

2)    Escolher uma das características do professor, definido e aprofundando a mesma

3)    Delinear uma actividade prática (aula ou treino para entre quinze a vinte educandos) que promova as relações intra e interpessoais, e que respeite os pressupostos que foram abordados neste módulo, ou seja incluindo as seguintes premissas: abrir canais de comunicação e promover o desenvolvimento positivo através do desporto.

Tendo integrado grupo nº2, foi estabelecido que a apresentação do ponto 1) e 2) seria no dia treze de Dezembro e o ponto 3) no dia dezasseis no pavilhão de rítmica.