29/11/2010

 

Síntese da Aula/Síntese Reflexiva:

E amanhã não seremos o que fomos, nem o que somos

Ovídio

 

Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer

Dwight David Eisenhower

 

Existe sem dúvida uma relação forte entre a mudança de comportamento e o desenvolvimento positivo através do desporto. Posto isto, na prática pedagógica o docente deve envolver os educandos na estruturação das regras e promover o treino de resolução de conflitos pelos mesmos, preconizando a autonomização e a formação inter-pares. Esta conduta forma Homens mais “completos” (líderes, abordagem veiculada por Tom Martinek) e sobretudo mais preparados para a vida em sociedade.

Os aspectos inerentes aos diversos níveis de responsabilidade pessoal e social, subjacentes e constantes da literatura de referência, são os seguintes: significado; contextualização; potenciação; formação integral; optimização.

 

 

 

 

Questões de operacionalização

 

Implica:

1)    Tomada de decisão

2)    Estrutura das sessões

3)    Conversa prévia

4)    Comunicação

5)    Exposição dos objectivos

6)    Reflexão

 

Esta operacionalização implica treino

 

Torna-se importante abrir canais de comunicação

 

A metodologia de projecto apresenta-se como um instrumento válido, pois permite:

1)    Diagnóstico participado: recolher o maior número de dados possível e envolver alunos no mesmo

2)    Análise dos problemas/ necessidades diagnosticadas: conjunto de dados recolhidos tendo por base problemas e necessidades

3)    Como estes se manifestam: causas internas e externas

4)    Delinear pontos de intervenção, não esquecendo as potencialidades dos grupos afectados.

 

Nesta nota, a proporção de estudos sobre potencialidades é de 15:1 (havendo unicamente um estudo sobre potencialidades). Estando recentemente a surgir maior numero de estudos.

 

Operacionalização no plano concreto

 

Estratificar:

1)    Estabelecer critérios, classificar os problemas

2)    De acordo com: gravidade, dimensão, recursos e “custos”

3)    Enunciar objectivos específicos

Em suma:

Definir:

- Meta específica, quantificável, balizada no tempo e realista

- Estabelecer plano de actividades

- Avaliar

 

Num momento final, deixaram algumas notas soltas para o trabalho de grupo a ser realizado no futuro, consistindo este:

- Em organizar um plano de aula

- Simulando uma situação concreta, um problema

- Estipulando a resolução desse de acordo com os princípios previamente mencionados