29/11/2010
Síntese da Aula/Síntese Reflexiva:
E amanhã não seremos o que fomos, nem o que somos
Ovídio
Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer
Dwight David Eisenhower
Existe sem dúvida uma relação forte entre a mudança de comportamento e o desenvolvimento positivo através do desporto. Posto isto, na prática pedagógica o docente deve envolver os educandos na estruturação das regras e promover o treino de resolução de conflitos pelos mesmos, preconizando a autonomização e a formação inter-pares. Esta conduta forma Homens mais “completos” (líderes, abordagem veiculada por Tom Martinek) e sobretudo mais preparados para a vida em sociedade.
Os aspectos inerentes aos diversos níveis de responsabilidade pessoal e social, subjacentes e constantes da literatura de referência, são os seguintes: significado; contextualização; potenciação; formação integral; optimização.
Questões de operacionalização
Implica:
1) Tomada de decisão
2) Estrutura das sessões
3) Conversa prévia
4) Comunicação
5) Exposição dos objectivos
6) Reflexão
Esta operacionalização implica treino
Torna-se importante abrir canais de comunicação
A metodologia de projecto apresenta-se como um instrumento válido, pois permite:
1) Diagnóstico participado: recolher o maior número de dados possível e envolver alunos no mesmo
2) Análise dos problemas/ necessidades diagnosticadas: conjunto de dados recolhidos tendo por base problemas e necessidades
3) Como estes se manifestam: causas internas e externas
4) Delinear pontos de intervenção, não esquecendo as potencialidades dos grupos afectados.
Nesta nota, a proporção de estudos sobre potencialidades é de 15:1 (havendo unicamente um estudo sobre potencialidades). Estando recentemente a surgir maior numero de estudos.
Operacionalização no plano concreto
Estratificar:
1) Estabelecer critérios, classificar os problemas
2) De acordo com: gravidade, dimensão, recursos e “custos”
3) Enunciar objectivos específicos
Em suma:
Definir:
- Meta específica, quantificável, balizada no tempo e realista
- Estabelecer plano de actividades
- Avaliar
Num momento final, deixaram algumas notas soltas para o trabalho de grupo a ser realizado no futuro, consistindo este:
- Em organizar um plano de aula
- Simulando uma situação concreta, um problema
- Estipulando a resolução desse de acordo com os princípios previamente mencionados