25/11/2010

 

Síntese da Aula/Síntese Reflexiva:

Desenvolvimento Positivo e a Aplicabilidade Prática Subjacente

Desporto, Saúde e Estilos de Vida

A Educação Física é muito para além de questões meramente físicas, trabalham-se muitas outras

A sociedade contemporânea pressupõe adolescentes diferentes, logo esta conjuntura que é dinâmica, condiciona o trabalho que o docente irá desenvolver. O desporto, associado a determinado tipo de comportamentos de carácter positivo ou negativo, produz efeitos que só se reflectem a médio e a longo prazo.

Variáveis inerentes:

Caixa Preta da Divisão Tripartida Associada a esta Problemática

- Alimentação

- Tabaco

- Álcool

 

O desporto apresenta um potencial enorme enquanto promotor e protector de saúde. O docente por vezes focaliza-se em demasia no programa, este deve ser tido em conta mas com a nossa impressão digital.

A forma como se abordam as questões é determinante

O como?

Desporto e desenvolvimento positivo dos jovens

 

Este pode ser incorporado em qualquer área temática, qualquer idade e até no próprio treino. É basal o querer fazer.

Níveis de responsabilidade pessoal e social:

1)    Respeito, auto-controlo

2)    Participação: pretende-se mais do que alunos empenhados alunos envolvidos no processo

3)    Autonomia/Auto-responsabilidade: autonomia na tomada de decisão

4)    Atenção para com os outros

5)    Aplicação fora da Educação Física

Para esta responsabilização, por exemplo no contexto de aula, incluir pausas para reflexão, a denominada auto-avaliação intermédia, tendo por base, um conjunto de objectivos. A reflexão é encarada como um processo natural, esta também se treina. Torna-se premente também envolver os jovens no planeamento e execução dos programas. Surgindo como exemplo desta operacionalização a Escola da Ponte.

Uma importante característica do professor contemporâneo é apresentar o seguinte entendimento:

As escolas não são ilhas separadas da sociedade

Existem conexões


Crie o seu site grátis Webnode