25/11/2010
Síntese da Aula/Síntese Reflexiva:
Desenvolvimento Positivo e a Aplicabilidade Prática Subjacente
Desporto, Saúde e Estilos de Vida
A Educação Física é muito para além de questões meramente físicas, trabalham-se muitas outras
A sociedade contemporânea pressupõe adolescentes diferentes, logo esta conjuntura que é dinâmica, condiciona o trabalho que o docente irá desenvolver. O desporto, associado a determinado tipo de comportamentos de carácter positivo ou negativo, produz efeitos que só se reflectem a médio e a longo prazo.
Variáveis inerentes:
Caixa Preta da Divisão Tripartida Associada a esta Problemática
- Alimentação
- Tabaco
- Álcool
O desporto apresenta um potencial enorme enquanto promotor e protector de saúde. O docente por vezes focaliza-se em demasia no programa, este deve ser tido em conta mas com a nossa impressão digital.
A forma como se abordam as questões é determinante
O como?
Desporto e desenvolvimento positivo dos jovens
Este pode ser incorporado em qualquer área temática, qualquer idade e até no próprio treino. É basal o querer fazer.
Níveis de responsabilidade pessoal e social:
1) Respeito, auto-controlo
2) Participação: pretende-se mais do que alunos empenhados alunos envolvidos no processo
3) Autonomia/Auto-responsabilidade: autonomia na tomada de decisão
4) Atenção para com os outros
5) Aplicação fora da Educação Física
Para esta responsabilização, por exemplo no contexto de aula, incluir pausas para reflexão, a denominada auto-avaliação intermédia, tendo por base, um conjunto de objectivos. A reflexão é encarada como um processo natural, esta também se treina. Torna-se premente também envolver os jovens no planeamento e execução dos programas. Surgindo como exemplo desta operacionalização a Escola da Ponte.
Uma importante característica do professor contemporâneo é apresentar o seguinte entendimento:
As escolas não são ilhas separadas da sociedade
Existem conexões