18/11/2010
Síntese da Aula/Síntese Reflexiva:
Actividade Física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso.
(Caspersen, 1985)
Como prólogo foi discutida, num primeiro momento, a prelecção do Professor Jeremy Yeats, tendo sido referidas as características e especificidades do ensino nos Estados Unidos, como por exemplo o facto de a Educação Física ser opcional no equivalente ao decimo segundo ano, e no primeiro ciclo ser promovida a pratica de trinta minutos de actividade física na forma informal. Estando o trabalho de pares presente, sendo usadas estratégias para avalizar o factor comunicacional na prática, como por exemplo a colocação de gravadores nos braços dos alunos.
Subsequentemente abordou-se a definição de desporto. A actividade física pode ser encarada como um grande “guarda-chuva”, abrangendo um sem número de actividades do quotidiano, entre outras, similares. Por outro lado, o desporto é algo holístico, incorporando a vertente de lazer, recreação e competição, por exemplo. Sendo a prática realizada, com vários intuitos: competitivos, sociais, ocupacionais, entre outros.
A presença de uma cultura desportiva própria e um conjunto de referenciais axiológicos apresentam-se como inerências. Posto isto, o professor deve estimular, não só hábitos desportivos saudáveis, mas concomitantemente promover práticas (estilos de vida) de salutar, sendo a ausência do tabaco e do álcool, premissas subjacentes.
Praticar desporto por si só, não é sinónimo de um estilo de vida saudável
Mas que método de ensino para trabalhar esta promoção?
Deve sem dúvida ser preconizada uma concepção holística do indivíduo aquando da estruturação do processo ensino-aprendizagem quer a curto, médio e longo prazo.
Construção de Homem invisível pela qual o professor é responsável
Logo:
O desporto pode ser abordado como uma prática que visa a melhoria das capacidades físicas e mentais e fomenta as relações sociais (Conselho da Europa)
Carácter eminentemente holístico implícito