15/11/2010

 

Síntese da Aula/Síntese Reflexiva:

 

Nesta aula, o Professor Jeremy Yeats partilhou connosco as suas experiências e vivências enquanto Professor nos Estados Unidos da América, dando-nos conta do seu percurso académico, extremamente plural e diversificado, diga-se. Abordando a também a dimensão da pessoalidade, subjacente ao acto de ensino e à função docente.

É necessário saber ser para ensinar a ser

O Professor começou a sua intervenção partilhando a utilidade que a música pode ter, no sentido de encurtar distâncias e promover um ambiente favorável às aprendizagens que poderão ou irão, de facto, ocorrer.

Num primeiro momento referiu-se ao local onde se licenciou, sendo este o Havai (Hilo), tendo posteriormente realizado o mestrado no Colorado (UCD), estando actualmente a efectuar o doutoramento.

As suas áreas de interesse abrangem o movimento e de que forma este pode ser um instrumento fulcral no desenvolvimento holístico da criança, rejeitou a ideia, veiculada em tempos, de que a Educação Física tinha apenas a seguinte premissa: “busy, happy, good”, ou seja, a ocupação inerente a uma actividade que provoque sensações de prazer, por si só não é suficiente. É necessário contrair esta tendência e dar sentido, uma intencionalidade clara ao processo ensino-aprendizagem.

O Professor Jeremy Yeats enquanto docente e durante o seu percurso académico adoptou o Modelo de Educação Desportiva, dando importância à “Educação Física” numa perspectiva holística, ou seja, perspectiva-se o desenvolvimento integral do indivíduo.

Não se trata somente de educar o físico, trata-se de muito mais do que isso

 

A prelecção do Professor Jeremy Yeats enfatizou a importância que a Educação Física e o docente têm para um desenvolvimento harmonioso do indivíduo e o seu valor, implícito e explícito, nesta área.

A pessoalidade é algo subjacente à prática docente

Como damos importância a essa mesma, passa por estratégias delineadas pelo professor, contudo deve estar patente esta dimensão