Teatro do Oprimido - Mote para a Discussão
Aula nº2 23/09/2010
Hora: 08:00
Síntese da Aula:
Abordagem ao processo de avaliação inerente à disciplina, mencionando a valorização dada à componente teórica e prática.
Elaboração de grupos no sentido de concretizar as tarefas enunciadas na aula anterior, relativas à enunciação de regras a cumprir para o bom funcionamento da aula e à estruturação de um modelo de intervenção (formato: teatro do oprimido) para a promoção da prática desportiva em jovens.
Delineando-se para a próxima segunda-feira a realização de um trabalho de cariz grupal com o objectivo de na próxima quinta-feira decorrer uma apresentação geral e especifica do projecto.
Síntese Reflexiva:
No decorrer desta aula, foi possível apreender e assimilar algumas normativas fundamentais, que irão orientar o processo de trabalho grupal, inerente ao projecto: “Teatro do Oprimido”, o espectro desportivo. A premissa deste projecto passa por inferir num tópico (que posteriormente se tornará uma história) directamente relacionado com a promoção de desporto e a importância de ser cada vez mais activo hoje em dia. A criação desta história, em formato teatral (criação de um guião) deve ter como suporte a iniciativa do IPJ denominada “Cuida-te” (Teatro do Oprimido), que incide no debate e na reflexão, tendo como epicentro uma peça. Não se trata de impingir um discurso mas levar à reflexão acesa e permanente do tópico em análise (por exemplo o binómio: obesidade/sedentarismo). Em suma, com este projecto pretende-se criar uma história exequível, interessante e que suscite a reflexão do público-alvo.